Empresa Júnior é uma associação civil sem fins lucrativos e com fins educacionais formada exclusivamente por alunos do Ensino Superior ou Técnico. A ENGETOP é uma Empresa Júnior da Universidade Federal da Bahia.

O Movimento  Empresa Júnior  (MEJ)  é  um  dos  maiores   movimentos   jovens   do   mundo. Ele  é  composto  por  universitários

integrantes das empresas juniores, organizações cuja gestão é exercida pelos alunos. As empresas juniores proporcionam aos estudantes conhecimento prático relacionado à área que estudam. Além disso, incentivam a inovação e o empreendedorismo e preparam os universitários para o mercado de trabalho. 
 

         O MEJ surgiu na França, em 1967. No Brasil, a primeira empresa júnior foi fundada em 1988, em São Paulo. Hoje, nosso país tem a maior concentração de empresas juniores do planeta: são 243 reconhecidas pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores, a Brasil Júnior. Nessas empresas espalhadas por todo país, trabalham voluntariamente cerca de oito mil universitários.

         O MEJ também impacta positivamente a sociedade. As empresas juniores prestam serviços de qualidade por um preço acessível e todo dinheiro arrecadado é destinado para manutenção da sede da empresa e capacitação dos membros. Compromisso com resultados, transparência e sinergia são alguns dos valores que sustentam o Movimento, capaz de transformar universitários em empreendedores a partir do aprendizado por projetos, por gestão e da cultura empreendedora.

No final da década de 1980, por iniciativa da Câmara de Comércio Brasil-França o conceito de empresa júnior chegou ao país. É nesse período que surgem as primeiras empresas juniores no Brasil: em 1988, nasce a Empresa Júnior Fundação Getulio Vargas, pioneira no Brasil; em 1989, a Empresa JR ADM UFBA, a Escola Politécnica da USP; em 1993, Florestal, algumas das primeiras em Minas Gerais. Depois das pioneiras, muitas outras empresas juniores foram criadas por diversas universidades brasileiras.

 

Um grande marco para o movimento empresa júnior foi conquistado no Brasil.

A Brasil Júnior é a confederação brasileira de empresas juniores. Criada em 2003, a finalidade da instituição é propor e repassar diretrizes nacionais que devem ser adotadas pelas federações estaduais, de modo a regulamentar a atividade das empresas juniores em âmbito nacional. Além disso, trabalha com um portal de colaboração e conhecimento, que promove a integração dos empresários juniores de todo o país. Atualmente ela regulamenta cerca de 1000 empresas juniores espalhadas pelo Brasil, em mais de 2000 instituições de ensino superior. Estima-se que existam aproximadamente 23.200 graduandos envolvidos no Movimento Empresa Júnior, executando em média 2000 projetos por ano.​

Fundada em 1999, a Federação de Empresas Juniores da Bahia é o órgão que representa, fomenta e regulamenta o Movimento Empresa Júnior no estado além de defender as empresas juniores frente à sociedade e promover e divulgar o ideal Empresa Júnior.

 

Trabalhamos por um MEJ baiano unido, forte e transformador. Honramos cada uma das nossas 19 empresas juniores os mais de 600 empresários que compõe a nossa rede, voltando todas nossas ações em busca de uma Bahia melhor.

 

A UNIJr-BA acredita nesse movimento, e tem como dever impactar, superando sempre as expectativas através da qualidade em tudo que é feito. Somos comprometidos com o que assumimos e sabemos que somos capazes de empreender a mudança.