Qual a necessidade de projetos para uma obra? Entenda sobre.

Construir é mais que levantar tijolos, montar estruturas ou unir elementos. A arte da construção deve ser bem planejada, calculada e assim, segura. Entenda como a existência de um projeto numa obra pode garantir segurança, economia e comodidade para sua obra, além de garantir maior vida útil à sua edificação.


Afinal, o que é um projeto?


Além de direcionadores das obras, os projetos se tratam de uma representação gráfica e planejada de um imóvel. No manual da gestão de projetos mais conhecido, o PMBOK, encontramos a seguinte definição: Um projeto é um esforço temporário que tem como finalidade um resultado único e possui recursos delimitados. ”


Podem existir projetos sociais, de negócio, de pesquisa, digitais e entre outros. Em suma, nossa vida inteira, até mesmo uma viagem no próximo fim de semana é um projeto. Cada projeto exige diferentes esforços e funcionam de forma diferente gerando um só.


Para a engenharia civil, os projetos não são muito diferentes: representam um planejamento saudável de um imóvel. Entenda sobre a sua importância.



Quais os tipos de projeto na engenharia civil?


Dentro do mundo da construção civil existem cerca de 25 ou mais tipos de projetos, alguns essenciais e outros mais ligados a arquitetura, design, conforto térmico e outros aspectos que constituem o sistema construtivo. Esses projetos estão ligados à saúde prospera da edificação, e também a economia desde as obras até as manutenções.


Observe a lista abaixo:



Qual a sua importância?


É na fase de projetos e construções que decisões importantes são tomadas. Diversos estudos apresentam que a maioria dos problemas e patologias das construções são ocasionados respectivamente nas fases de projeto e planejamento.




Os projetos podem ser considerados os guias de execução da obra, influenciando em decisões de custo e gerenciamento, porém é nessa fase onde ocorrem mais situações de negligenciamento. A falta de um especialista nesta fase compromete a existência de qualidade na construção, pois na fase de projetos a possibilidade de interferência e redução de custos é maior do que durante a execução do projeto em si.

O que pode acontecer caso eu não tenha um projeto?


Problemas comuns ocasionados pela falta de projeto podem ser pequenos mas, muito desconfortáveis durante o dia a dia. Como por exemplo o mal cheiro no banheiro que pode ser ocasionado por uma instalação sanitária mal articulada; ou então pouca água projetada no chuveiro, ocasionando desconforto durante o banho; queda de tensão elétrica dentro de casa que podem ser perceptíveis ao ligar equipamentos mais potentes como chuveiros e micro-ondas, ou algumas lampadas da casa ao mesmo instante e tudo isso é ocasionado por falta de projeto e seus cálculos de dimensionamento e entre muitos outros problemas comuns que se instalam em nossa residencia e geram muita dor de cabeça por falta de um simples projeto.



É importante ressaltar que os projetos além de garantir sua segurança permitem um bem-estar na sua casa e de todos que convivem nela, principalmente em momentos como tais onde o Home-Office é a solução mais segura de trabalho e aqueles que podem permanecem em casa, desfrutando do ambiente.


Agora que você já sabe os perigos de não ter um projeto ou de ter um projeto de baixa qualidade, não esqueça de falar com os especialistas quando pensar em construir e reformar. A ENGETOP projeta a edificação e seus projetos complementares, como os projetos hidrossanitários e elétrico. Conheça nossa carta de serviços através do site, entre em contato e solicite seu projeto.

0 visualização

FUNCIONAMENTO 

Segunda a sexta 

De 08h às 18h

Escola Politécnica da UFBA, 6º andar,

Rua Aristides Novis, 02, Federação

CEP 40210-630 - Salvador - Bahia - Brasil

CONTATO

  • Instagram
  • LinkedIn ícone social