ENGETOP - Marca Monochrome Branca.png

Artigos e Notícias

Problemas Causadas pelas Chuvas

05.04.2018

        As épocas de chuva na capital baiana podem trazer à tona problemas bastante custosos aos proprietários de imóveis, indo de bolhas, fissuras e infiltrações, até alagamento de cômodos que possuem ralos. Todos esses problemas podem ser prevenidos com simples manutenções ou projetos hidrossanitário bem feitos.


        Costuma-se pensar ao construir uma residência que, ao juntar o sistema de esgoto com o de águas pluviais, o valor economizado será vantajoso ao final da obra. Contudo, como resultado da falta de planejamento, fortes chuvas causa alagamento em banheiros e áreas de serviço. 
       Mas como evitar esse tipo de problema? Todas as construções seguem normas brasileiras e devem atender a requisitos mínimos estabelecidos pela Associação Brasileira de Norma Técnicas. No caso citado, quando ocorrem fortes chuvas, o sistema de tubulações fica sobrecarregado, uma vez que não foi planejado para suportar a quantidade de fluido a que fica submetida. Dessa forma, a água misturada ao esgoto sai por qualquer orifício - que neste caso é o próprio ralo para onde foi escoada. Antes da construção esse problema é fácil de ser evitado quando se elabora projetos hidrossanitário de esgoto e de águas pluviais, dando a correta destinação para os dejetos, e podendo fazer reaproveitamento das águas das chuvas.

 

 

    Para saber um pouco mais sobre a importância de um sistema de águas pluviais e porque reutilizar, você pode ler o nosso artigo Vantagens da Reutilização de Águas Pluviais:
https://www.engetop.org.br/single-post/2016/05/18/Vantagens-da-reutiliza%C3%A7%C3%A3o-da-%C3%A1gua-pluvial

 

 

      Outra questão que a chuva traz à tona é que, quando não realizada manutenções preventivas de maneira regular (como desentupir ralos, garantindo a impermeabilização da laje, entre outras formas baratas), problemas como infiltração, fissuras e trincas se mostram de maneira mais agressiva. A partir do momento em que esses problemas surgem, eles podem ser contornados com um estudo do imóvel, aplicando conhecimentos da engenharia que podem identificar os problemas existentes, fazendo com que, assim, as patologias possam ser sanadas, evitando maiores perturbações futuras.

 

  

 

 

 

Please reload

Gostou do que leu? Assine nossos artigos