ENGETOP - Marca Monochrome Branca.png

Artigos e Notícias

Vantagens do Reaproveitamento de Águas Pluviais

19.04.2018

Em tempos de crise como a que vivemos, a palavra da moda é Economia. Seja economicamente falando como também no melhor aproveitamento dos recursos, poupar é a tendência no mundo contemporânea e cada vez mais a busca de otimização dos recursos é almejada, inclusive sendo incentivadas por prefeituras no abatimento de contas de água e luz. No artigo de hoje vamos falar de um projeto responsável pela economia de até 50% da conta de água além de ajudar na escassez da água que, segundo a ONU pode atingir dois terços da população até o ano de 2050.

 

A região de Salvador possui um clima tropical e tem uma média de 2000mm de chuva no ano, com épocas que passam de mais de 300mm por mês. Além disso, possui uma constância de chuva ao longo do ano, dessa forma, a região é mais que propícia à instalação de um sistema que possa fazer a captação de águas da chuva. 

 

A vantagem de um projeto de captação de águas pluviais são diversas. Ambientalmente falando, a instalação pode diminuir o volume de água que se destina ao esgoto público, evitando dessa forma um alagamento de vias e enchentes de rios e lagos, podendo ser reaproveitada para equipamentos que mais gastam água em casa: bacia sanitária e torneira de jardim. A bacia sanitária por descarga pode gastar 6 litros de água, que caso venha da rede abastecimento do município, poderia ser melhor aproveitada para cozinhar alimentos ou até consumo próprio. Com um projeto de captação de águas pluviais, esses 6L por descarga seria ocupado pelas águas pluviais, ou qualquer outro uso “menos nobre”, ou seja, que não seja para consumir, cozinhar e lavar o corpo.

 

Economicamente falando, ao substituir o uso da rede de abastecimento pelo sistema de captação de águas pluviais, o valor na conta de água cai consideravelmente, além de incentivos de prefeituras onde abatem um certo valor do IPTU, como o programa municipal de Salvador: o IPTU Verde, que concede um desconto de até 10% no valor do imposto. Todas essas economias, com pouco tempo, podem compensar o investimento inicial.

 

 

O projeto consiste no planejamento da melhor alocação de calhas para poder aproveitar o máximo possível de água da chuva que escorre pelo telhado, além disso, também há a ligação para que o sistema de captação trabalhe em conjunto com o projeto de água e esgoto do imóvel sem perda de eficiência de nenhuma instalação. Dimensão de reservatórios para a quantidade de chuva média para a região e alocação de pontos para filtragem da água.

 

O Projeto de Captação de Águas Pluviais pode ser adaptado a qualquer realidade, seja na cidade ou em ambiente rural, seja casa ou edifícios, o importante é que, além da economia gerada pela implantação do sistema, você também pode ajudar com a futura escassez de água no futuro.

 

 

 

Curtiu o artigo e quer saber sobre outros temas? Acesse: https://www.engetop.org.br/artigos

 

Deseja contratar um Projeto de Captação de Águas Pluviais? Solicite seu orçamento pelo site: https://www.engetop.org.br/solicitar-orcamento

 

Ou ligue: (071) 3283-9502

Please reload

Gostou do que leu? Assine nossos artigos