ENGETOP - Marca Monochrome Branca.png

Artigos e Notícias

Engenharia Sustentável e Seus Conceitos

30.05.2018

“Engenharia em contexto, engenharia com uma consciência, engenharia para um planeta finito com futuro indefinido”

-Benoit Cushman-Roisin

 

 

O que é engenharia sustentável?

 

Engenharia Sustentável é levar os conceitos de meio-ambiente e tecnologia em conjunto, sempre buscando suas interações com a sociedade e economia, evitando que problemas de uma área sejam transferidos para outra. Sustentabilidade, de forma geral, significa viver bem dentro dos limites do nosso ambiente, e mais que nunca os Engenheiros precisam encontrar soluções holísticas e efetivas para proteger os sistemas fundamentais à nossa vida e, ao mesmo tempo, suprir as necessidades de uma população crescente.

 

 

 

 

 

Engenharia sustentável deve ser baseada em princípios que fundam o desenvolvimento sustentável. Formando uma ponte entre o “design”, a ideia de como prover uma solução que possa ser mantida para um problema técnico, e a implementação e produção. Os princípios de Engenharia Sustentável devem ser aplicados desde o início do projeto e aumentar gradualmente, criando conscientização e um caminho benigno para o meio ambiente durante o processo. Dessa forma, esses princípios devem ser levados em conta em decisões tanto para pesquisas quanto em projetos para a sociedade e orçamentos de pesquisas tecnológicas.

 

 

 

 

 

 

Já houveram diversas tentativas de formular princípios de Engenharia Sustentável feitas por instituições acadêmicas e industriais, e todas as aplicáveis caem no triângulo de valores Ambiental-Social-Econômico. A ideia é justamente chegar a um balanço em qualquer solução de engenharia. Se um projeto de engenharia beneficia um desses aspectos, mas negligencia os outros, temos um ciclo de tensão, instabilidade e problemas a longo prazo, especialmente em projetos complexos.

 

 

Aqui estão alguns dos aspectos que diferenciam a forma sustentável e a tradicional na Engenharia:

 

 

 

Esses princípios demonstram como, de forma geral, é possível criar processos e, principalmente, estruturas que gerem saídas materiais para a sociedade, enfatizando a importância do uso adequado das tecnologias para regular o desenvolvimento sustentável em busca da melhor saída possível.

Please reload

Gostou do que leu? Assine nossos artigos